Fundo cinza. À frente, uma partitura segurada por um clips de papel, e três corações vermelhos. Fim da descrição.

Coragem e Paixão na Educação Musical?

Hoje começaremos com uma pergunta: Por que alguns alunos têm sucesso na aprendizagem musical, enquanto outros não?

É claro que existem muitas possibilidades, e esse é um dos motivos pelos quais encontramos tantas pesquisas sobre educação musical, principalmente sobre seus benefícios.

Mas, e aquele aluno que desistiu de aprender o instrumento? Ou aquele outro aluno que, por mais que tente, não consegue se sair bem? O que faltou para eles?

A resposta pode estar menos na capacidade cognitiva e mais em uma característica chamada “coragem”, um conceito explorado pela psicóloga Angela Duckworth, professora de psicologia da Universidade da Pensilvânia e bolsista MacArthur (conhecido como a “bolsa dos gênios”).

Em sua pesquisa, Angela Duckworth definiu coragem como uma combinação de paixão + perseverança, que se revelou mais importante no sucesso da aprendizagem do que o famoso (e ultrapassado) conceito de QI (Quociente de Inteligência).

Para ela, a coragem – que é uma característica não cognitiva –, envolve a habilidade de manter um esforço contínuo em face aos desafios e frustrações. Além disso, os estudos indicaram que a coragem não é apenas uma característica inata, mas pode ser desenvolvida ao longo do tempo.

E não para por aí! Segundo Angela Duckworth, o cultivo da paixão e perseverança são essenciais para o desenvolvimento da coragem. Ou seja, para que exista coragem, é necessário que antes exista paixão.

Dessa forma, coragem e paixão trabalham em conjunto para tornar o aprendizado melhor. Mas, e a educação musical?

E a educação musical?

Ao analisar a pesquisa de Angela Duckworth, o professor de música Dennis Plies e o neurocientista Larry Sherman, concordaram com a teoria da psicóloga. E foram além! Segundo eles, é necessário que os professores de música estejam atentos a essas questões e saibam incentivar a prática musical de forma que o aluno consiga desenvolver paixão e, consequentemente, coragem para continuar seus estudos.

Além disso, os pesquisadores acrescentaram à pesquisa de Angela Duckworth (que indicava paixão e coragem como fatores importantes na aprendizagem) a questão da curiosidade. Porque, segundo eles, a curiosidade também é uma qualidade importante no aprendizado musical!

Por isso, você músico, professor de música, ou estudante de música… não se esqueça que a paixão e a coragem são fatores essenciais, não só no aprendizado, mas na apreciação, no prazer do fazer e consumir música e arte!!!


Referências

Duckworth, Angela & Peterson, Christopher & Matthews, Michael & Kelly, Dennis. Grit: Perseverance and Passion for Long-Term Goals. Journal of Personality and Social Psychology. 92. 1087-1101. 10.1037/0022-3514.92.6.1087, 2007

Sherman, L., & Dennis, P. EVERY BRAIN NEEDS MUSICThe Neuroscience of Making and Listening to Music. New York: Columbia University Press, 2023.

Posts Similares